Villa Natural Restaurante

Dicas de Alimentação

Açúcar orgânico, demerara e outros

Você sabe a diferença entre os tipos de açúcares encontrados nos mercados? Observe no quadro a diferença nutricional entre açúcar refinado, mascavo, demerara, orgânico e frutose. Note que todos eles fornecem praticamente a mesma quantidade de energia, porém a grande diferença está nas vitaminas e minerais. Os açúcares claros possuem menos nutrientes devido ao tratamento químico.

Quantidade de nutrientes em 100g de açúcar:

tabela açucares

Fonte: PHILLIPI, S.T. Tabela de Composição de Alimentos.

Orgânico: difere dos demais porque do plantio à industrialização, não recebe nenhum ingrediente artificial. Sugere-se o uso do mais escuro, por manter suas propriedades nutricionais.

Mascavo: açúcar bruto e escuro, não passa pela etapa de refinamento, possui sabor de rapadura e melaço. Observe os nutrientes na tabela.

Demerara: açúcar granulado de coloração amarelada. Passa por um leve refinamento e não recebe aditivos químicos. Seu valor nutricional é semelhante ao mascavo.

Cristal: apresentam cristais grandes e claros. No processo de refino perde cerca de 90% dos sais minerais.

Refinado: conhecido como açúcar branco. Recebe aditivos químicos como enxofre no processo de refinamento, perdendo vitaminas e minerais, permanecendo apenas as “calorias vazias”, isto é, sem nutrientes.

Light: combinação do açúcar refinado com adoçantes como aspartame e ciclamato, que aumentam o poder de adoçar. Consumir açúcar light significa ingerir menos calorias, pois 2g de açúcar light equivalem a 6g de açúcar comum.

Frutose: açúcar extraído das frutas. A frutose adoça cerca de 30 vezes mais do que o açúcar comum.

Por: Mª Jozelda - Nutricionista
CNAS – Consultoria em Nutrição, Alimentação e Saúde
Conheça nosso site: www.cnas.com.br
Contato: mariajozelda@cnas.com.br
Fones: (11)4473-3097 / 8376-5976

Villa Natural Restaurante Endereço: Rua Cel. Ortiz, 726 - Vila Assunção - Santo André - SP - Fone: (11) 2896-0065
Desenvolvimento: Vista Criações